De 20 mil para 5 mil euros: Montenegro reduz custo da Sport TV em São Bento
Número de canais baixa de oito para dois e Governo corta despesa com subscrição desportiva
Publicado em 17/02/2026 14:30 • Atualizado 17/02/2026 14:32
Política
FESTIVAL

O primeiro-ministro Luís Montenegro decidiu reduzir os custos associados à subscrição da Sport TV no Palácio de São Bento, diminuindo o número de ligações disponíveis e baixando significativamente a despesa prevista para o serviço.

Segundo informações divulgadas pela SIC Notícias, o contrato inicialmente estabelecido previa um pacote “premium” com oito ligações ao canal desportivo, num valor que rondava os 20 mil euros. Após a revisão do acordo, o número de canais foi reduzido para apenas dois, fazendo cair a despesa para cerca de cinco mil euros.

O contrato tinha sido celebrado por ajuste direto, em dezembro do ano passado, através da Secretaria-Geral do Governo com a operadora NOS, garantindo o acesso à Sport TV em espaços ligados ao Governo e ao Parlamento até agosto de 2028.

Com a alteração agora decidida, o Executivo procura diminuir os encargos públicos associados ao serviço. A secretária-geral do Governo esclareceu que o modelo com oito ligações estava em vigor desde 2017, período em que o primeiro-ministro era António Costa.

Em 2025, os custos com a Sport TV tinham ficado perto dos 1.170 euros, mas com o contrato inicial estavam projetados valores bastante superiores, estimando-se encargos anuais acima dos sete mil euros.

 Foto:Direitos Reservados

Comentários