MENU
Ministério Público abre inquérito após morte de utente à espera do INEM
Publicado em 08/01/2026 10:17
Saúde
FESTIVAL

O Ministério Público instaurou um inquérito ao falecimento de um homem de 78 anos, da Aldeia de Paio Pires, Seixal, que morreu na terça-feira depois de esperar quase três horas pelo socorro do INEM. O corpo já foi recolhido e enviado para autópsia médico-legal.

O incidente ocorreu quando o homem ligou para o INEM às 11h20, após uma queda, numa situação classificada como prioridade 3, que prevê resposta em até 60 minutos. A viatura médica só chegou ao local às 14h09, quase três horas depois.

Em declarações, o presidente do INEM, Luis Cabral, rejeitou responsabilidades diretas do instituto e explicou que a demora se deveu à indisponibilidade de ambulâncias, agravada pela retenção de macas nos hospitais. Segundo Cabral, essas limitações têm sido recorrentes, sobretudo na margem sul do país, dificultando a resposta a situações de emergência.

 

Além do inquérito do Ministério Público, o caso está a ser investigado pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), que acompanha a ocorrência e analisa possíveis falhas nos procedimentos de socorro.

Fontecnnportugalimageminem

Comentários