A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal conseguiu uma importante vitória contra o crime organizado brasileiro com a detenção de Ygor Daniel Zago, de 44 anos, conhecido como "Hulk". Apontado como um dos principais líderes e responsáveis pela lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior fação criminosa do Brasil, "Hulk" foi apanhado num condomínio de luxo em Cascais, onde vivia discretamente.Detalhes da Operação e Crime
A detenção ocorreu no fim de semana, cumprindo um Mandado de Detenção Internacional da Interpol, solicitado pelas autoridades brasileiras. Ygor Daniel Zago estava condenado a 29 anos de prisão no Brasil por tráfico internacional de drogas e era procurado por crimes como associação criminosa e branqueamento de capitais.
As investigações apontam que ele era o mentor do chamado "esquema do metanol", uma fraude de milhões de euros usada para lavar capitais do PCC através da adulteração de combustíveis.
No momento da detenção, a sua companheira, Fernanda Ferrari Zago, de 40 anos, também foi presa. Ela era procurada por tráfico e branqueamento de capitais, tendo-se juntado a Zago em Portugal em julho, dois meses após a chegada dele em maio.
Vaga de Detenções de Brasileiros
A captura de "Hulk" insere-se numa série de operações bem-sucedidas da PJ. Segundo a notícia, Portugal tem sido um refúgio para criminosos brasileiros. Só este ano, a Polícia Judiciária já deteve 24 indivíduos condenados e procurados pela Justiça do Brasil, evidenciando o crescente papel de Portugal como ponto de passagem ou esconderijo para o crime organizado internacional.
O casal será presente ao Tribunal da Relação de Lisboa para que se inicie o processo de extradição para o Brasil.