Um homem de 52 anos foi apanhado em flagrante pela GNR quando recebia dinheiro de uma vítima. O suspeito utilizava fardamento falso e montagens fotográficas nas redes sociais para simular autoridade.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no concelho de Penafiel, um homem de 52 anos suspeito de se fazer passar por agente da PSP para extorquir dinheiro a cidadãos. O detido prometia utilizar a sua suposta influência na corporação para anular contraordenações de trânsito e facilitar a legalização de veículos apreendidos.
O esquema: Do digital ao terreno
A investigação apurou que o suspeito geria um perfil falso numa plataforma digital, onde exibia fotografias manipuladas em que surgia com o uniforme da Polícia de Segurança Pública. Para dar credibilidade ao golpe, o homem chegava a simular operações de fiscalização em plena via pública.
Detenção em flagrante
A captura ocorreu no passado dia 8 de janeiro, no exato momento em que o burlão recebia 340 euros das mãos de uma mulher de 49 anos, uma das vítimas do esquema.
Durante as diligências que se seguiram, as autoridades realizaram uma busca domiciliária na residência do suspeito, onde apreenderam:
Um telemóvel (utilizado para os contactos e gestão do perfil falso);
Um boné oficial da PSP.
O indivíduo foi constituído arguido e o caso seguiu para o Tribunal Judicial de Penafiel, onde responderá pelos crimes burla e usurpação de funções.
Fonte:Lusa / Imagem- IA