PJ trava rede de doping que abastecia campeões de culturismo
Publicado em 17/01/2026 03:00
Justiça
FESTIVAL

Investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção desmantela esquema de venda de esteroides que operava em ginásios e clínicas na Grande Lisboa. Quatro pessoas foram detidas.A Polícia Judiciária (PJ) deu um golpe severo no mercado ilícito de substâncias de performance desportiva com a interrupção de uma rede criminosa que operava na Área Metropolitana de Lisboa. A operação, batizada de "Harry Potter", resultou na detenção de quatro indivíduos suspeitos de fornecerem esteroides anabolizantes a atletas de alta competição, incluindo vários medalhados nacionais e internacionais nas modalidades de culturismo e fitness.

O "Modus Operandi"

Segundo as autoridades, o grupo não se limitava à venda de substâncias proibidas. O esquema era profissionalizado e utilizava fachadas de negócios legítimos para camuflar a atividade. Os suspeitos operavam a partir de:

Clínicas de fisioterapia;

Ginásios;

Centros de solário.

Nestes locais, além da comercialização, era feita a própria administração das substâncias aos atletas, garantindo um acompanhamento próximo do circuito de doping.

Apreensões e Crimes

Durante as oito buscas efetuadas (domiciliárias e em estabelecimentos), os inspetores da PJ apreenderam:

Mais de 100 ampolas de substâncias ilícitas;

Uma arma de fogo e dinheiro em numerário;

Vasta documentação e dispositivos digitais com provas do negócio.

Os detidos, entre os quais se encontra um cidadão estrangeiro, estão agora indiciados pelos crimes de tráfico de substâncias e métodos proibidos, branqueamento de capitais e detenção de arma proibida.

Medidas de Coação

Após o primeiro interrogatório judicial, os arguidos ficaram em liberdade, mas sujeitos a medidas restritivas. Estão proibidos de contactar entre si e, crucialmente, de manter qualquer ligação com indivíduos do mundo do bodybuilding e culturismo. O processo segue agora no DIAP de Lisboa.

Fonte JN / Foto: Imagem- Gov . Pt

Comentários