A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou esta segunda-feira o desmantelamento de uma sofisticada unidade ilegal de engarrafamento de vinhos em Vila Real, dedicada à fraude de vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC) Douro.A operação de fiscalização, levada a cabo pela ASAE numa unidade de comercialização e exportação de vinhos, revelou uma engenhosa tentativa de dissimulação: uma parede falsa que escondia uma área totalmente dedicada ao engarrafamento e distribuição de vinho de forma clandestina.
Segundo comunicado da autoridade, no interior desta zona oculta foram encontradas grandes quantidades de garrafas prontas a serem rotuladas ilegalmente, bem como material que indiciava a usurpação da prestigiada denominação "Douro DOC".
No local, a ASAE procedeu à apreensão de milhares de garrafas de vinho, rótulos e outros materiais utilizados na atividade criminosa. Foi instaurado um processo-crime por usurpação de denominação de origem contra os responsáveis pela unidade.
A ação visa proteger a autenticidade e a qualidade dos vinhos portugueses, em particular os vinhos do Douro, combatendo a concorrência desleal e garantindo a segurança e a confiança dos consumidores e dos mercados de exportação.