Pedro Duarte, presidente da Câmara do Porto, foi eleito esta segunda-feira como o novo presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), garantindo a coordenação da Área Metropolitana do Porto (AMP). A votação expressou um forte apoio à sua liderança, com 16 votos a favor e apenas um contra.A nova direção contará com uma dupla de vice-presidentes composta por Amadeu Albergaria (PSD), autarca de Santa Maria da Feira, e Margarida Belém (PS), presidente da Câmara de Arouca, estabelecendo uma gestão que abrange diferentes cores partidárias e geográficas da região.
Compromisso com a Cooperação Regional
Após a eleição, Pedro Duarte fez questão de agradecer a confiança depositada pelos seus 16 homólogos. O novo presidente destacou o "enorme potencial" da região e prometeu um mandato focado na união e na coordenação de esforços entre os 17 municípios da AMP.
"O meu propósito é dar força, solidez, consistência e futuro a esta região," afirmou Pedro Duarte, sublinhando que a colaboração em "muitas iniciativas e projetos" é a chave para o sucesso coletivo.
Duarte mencionou a importância de projetos conjuntos, nomeadamente na área da mobilidade, citando a relação coesa entre o Porto e Vila Nova de Gaia como um exemplo que deve "contaminar, positivamente, toda a região".
A sua intervenção final expressou grande otimismo: "Sinto-me francamente animado. Teremos tempos auspiciosos pela frente, pela frescura, vontade, espírito de iniciativa que se sente, atualmente, na Área Metropolitana."