A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) confirmou ter aberto um inquérito formal para investigar as circunstâncias de um grave acidente ocorrido numa escola do concelho de Cinfães, no distrito de Viseu. O incidente, de contornos ainda por esclarecer totalmente, culminou na amputação dos dedos de um jovem aluno.O caso levanta sérias preocupações sobre a fiscalização das condições de segurança e a aplicação dos protocolos de prevenção de acidentes em contexto escolar. A gravidade da lesão sofrida pelo estudante tornou a intervenção da IGEC obrigatória.
O objetivo do inquérito é apurar minuciosamente a sequência de eventos que conduziu ao ferimento severo, que terá ocorrido dentro das instalações escolares. A investigação irá determinar se houve falhas nos equipamentos, incumprimento das normas de segurança em vigor ou responsabilidade por parte da direção ou do pessoal docente e não docente da escola em questão.
A vítima foi prontamente socorrida no local e transportada para uma unidade hospitalar. Os detalhes específicos sobre a identidade do aluno e a unidade de ensino não foram divulgados, visando proteger a privacidade do menor envolvido.
Espera-se que o relatório final da Inspeção-Geral da Educação não só aponte responsabilidades, se as houver, como também recomende medidas corretivas urgentes para garantir que acidentes desta natureza sejam evitados em todas as instituições de ensino do país.