Raio-X Financeiro no Vale do Ave: Famalicão Consolida Lucros, Santo Tirso Corta nos Impostos e Trofa Abate Dívida
Publicado em 17/01/2026 01:00
Economia
FESTIVAL

O mais recente Anuário dos Municípios Portugueses revela estratégias distintas para os três concelhos vizinhos: enquanto Famalicão se afirma como "gigante" económico, Santo Tirso e Trofa focam-se no alívio direto às famílias e na sustentabilidade bancária.Com a entrada no novo ciclo autárquico de 2026, os dados relativos ao desempenho de 2024 (auditados pela Ordem dos Contabilistas Certificados) servem agora de "ponto de partida" para os executivos locais. O cenário mostra uma região a três velocidades, onde a gestão de impostos e a dívida são as grandes protagonistas.

Vila Nova de Famalicão: A "Locomotiva" Económica

Famalicão reafirma o seu estatuto de potência regional, figurando no 13.º lugar nacional em receitas cobradas (149 milhões de euros). O destaque vai para o equilíbrio das contas, com um resultado líquido de 7 milhões de euros e uma liquidez confortável de 48 milhões em cofre. O município tem conseguido capitalizar o dinamismo empresarial, com a Derrama e o IMT a ganharem um peso crescente no orçamento municipal.

Santo Tirso: O Campeão do Alívio Fiscal

Para os munícipes tirsenses, a grande notícia chega via IMI. O concelho liderou a descida nacional deste imposto, com um corte de 18,7% na receita cobrada face ao ano anterior. Esta estratégia de "alívio fiscal" resultou em menos 1,5 milhões de euros saídos do bolso dos cidadãos, embora o município tenha registado um ligeiro resultado líquido negativo no fecho do exercício.

Trofa: Rigor na Amortização

A prioridade da Trofa parece ter sido "limpar" o passado financeiro. O concelho destacou-se como o 9.º do país que mais abateu à dívida (diferença entre o que pagou e os novos empréstimos contraídos), num esforço de 3,8 milhões de euros. Apesar de ainda apresentar um índice de dívida total de 70,5%, a tendência é de correção e melhoria dos indicadores de execução orçamental.

Fontes de Informação - Pordata / Portal Autárquico (DGAL) e Jornal do ave

Comentários