MENU
Casal é Capturado em Portugal por Mandados Internacionais de Corrupção e Lavagem de Dinheiro
Publicado em 16/11/2025 07:00
Noticias

A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal anunciou neste sábado a detenção de um homem e uma mulher, de 44 e 40 anos, respetivamente, que eram alvo de mandados de detenção internacionais emitidos pelas autoridades brasileiras. O casal é suspeito de pertencer a uma sofisticada organização criminosa transnacional dedicada a crimes de associação criminosa, corrupção e branqueamento de capitais.

A investigação aponta que o grupo se dedicava ao lucrativo e perigoso comércio de combustível adulterado com metanol, uma substância altamente tóxica. Além da fraude, a organização é suspeita de corromper funcionários públicos para facilitar suas operações ilícitas e de realizar a ocultação de bens e fundos derivados dessas atividades.

Segundo o comunicado da PJ, o homem detido em Lisboa é apontado como o líder da organização, responsável por tomar todas as decisões estratégicas, emitir ordens e gerir os vastos recursos financeiros do grupo. A descoberta da rede criminosa no Brasil ocorreu em 2023, após uma apreensão significativa de 30 mil litros de metanol.

A mulher, por sua vez, teria desempenhado um papel crucial no branqueamento de capitais, sendo detetados fundos ilícitos da organização na sua conta bancária. As autoridades portuguesas também identificaram a utilização de vários veículos de luxo por outros membros do grupo no Brasil.

Os detidos foram localizados e capturados na área de Lisboa e serão agora presentes ao Tribunal da Relação de Lisboa para a aplicação das medidas de coação, que deverão iniciar o processo de extradição para o Brasil, onde podem enfrentar uma pena de até 12 anos de prisão.

Comentários