Pedro Duarte Toma Posse e Coloca Segurança Urbana como Prioridade Máxima no Porto.O recém-empossado presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, deu o mote para o seu mandato logo no primeiro dia de funções, elegendo a segurança como a sua prioridade inaugural e inegociável.
Acompanhado pela vereadora Catarina Araújo, Pedro Duarte cumpriu uma agenda focada no terreno, visitando as instalações da Polícia Municipal (PM) e do Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP). O autarca foi recebido pela intendente Liliana Marinho (PM) e pelo superintendente Vítor Rodrigues (PSP), estabelecendo um contacto direto e imediato com as forças de segurança da cidade.
Em linha com o que havia prometido antes de assumir o cargo, o novo presidente anunciou medidas concretas para este setor. A segurança terá, pela primeira vez, um pelouro próprio, que será diretamente tutelado por Pedro Duarte, sublinhando o peso que o tema terá na gestão municipal.
O primeiro passo formal será a convocação do Conselho Municipal de Segurança logo no início da próxima semana, com o objetivo de "começarmos a elaborar o plano de reforço de segurança para a cidade".
Adicionalmente, o autarca revelou ter solicitado, ainda durante o dia de hoje, uma reunião urgente com a Ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral. O intuito é "rapidamente, começar as conversações, junto do poder central, para encontrar as melhores respostas para a cidade", reforçando a necessidade de um "trabalho conjunto" entre o município e o Governo central.
Pedro Duarte concluiu, frisando que a sua primeira ação foi "vir ao terreno e contactar, diretamente, as instituições e começando uma conversa com o MAI", reafirmando a área de segurança como o ponto de partida do seu mandato.