O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, afirmou que Portugal deveria refletir sobre a regionalização e estudar se este modelo seria o mais eficiente para a gestão do país.
O autarca fez estas declarações após uma reunião com o presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda, destacando que, embora não espere decisões imediatas, é fundamental iniciar a discussão sobre formas de organização territorial e gestão de recursos.
Pedro Duarte alertou para a fragmentação do poder municipal em Portugal, com 308 municípios, e comparou o progresso do Norte do país com a Galiza, mostrando diferenças significativas no desenvolvimento regional. Segundo ele, isso reforça a necessidade de um modelo mais eficiente de governação territorial.
Apesar das dificuldades em aplicar de imediato um modelo regionalizado, o presidente da Câmara do Porto defende que o debate seja sério, sem populismos nem preconceitos, focando-se na busca da solução mais eficaz.
Sobre a possibilidade de um referendo, Pedro Duarte considerou a ideia razoável e pertinente, lembrando que o último referendo sobre regionalização ocorreu em 1998, numa altura em que a sociedade e os meios de comunicação eram muito diferentes, reforçando que é tempo de retomar a discussão.
Fonte:JN / Foto:Andreia Merca