Centeno Dispara para a Liderança Europeia: Parlamento Aponta-o como Favorito a Vice-Presidente do BCE
Eurodeputados escolhem Mário Centeno e o letão Mārtiņš Kazāks como candidatos preferenciais ao cargo que ficará vago em maio
Publicado em 14/01/2026 19:04
Economia
FESTIVAL

Mário Centeno, antigo governador do Banco de Portugal, está entre os nomes apontados pelo Parlamento Europeu como candidato preferencial à vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE). Ao seu lado surge também Mārtiņš Kazāks, atual governador do banco central da Letónia, colocando ambos na linha da frente para ocupar o cargo que ficará vago no final de maio.

A informação foi transmitida através de uma declaração escrita por Aurore Lalucq, presidente da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu. Segundo a responsável, os membros da comissão mantiveram conversas informais com os seis candidatos ao lugar, durante audições realizadas esta quarta-feira.

Após estas reuniões, os coordenadores da comissão, representando a maioria dos eurodeputados, manifestaram apoio a Kazāks e Centeno como “candidatos preferenciais” para assumir a vice-presidência do BCE. A escolha final caberá agora às instâncias europeias competentes.

 

Com esta posição, o nome de Mário Centeno regressa ao centro da discussão europeia, reforçando o peso de Portugal nos principais órgãos de decisão económica da União Europeia.

FontecnnportugalFoto: Pedro Nunes - Reuters

Comentários