TAP dispara expansão no Porto: novos voos intercontinentais e hub inovador
A TAP reforça o Norte com rotas para Açores, Cabo Verde, Israel e Boston, além de novo centro de manutenção no Aeroporto Sá Carneiro
Publicado em 14/01/2026 15:50 • Atualizado 14/01/2026 15:52
Economia
FESTIVAL

A TAP Air Portugal anunciou esta quarta-feira um pacote de novidades para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, reforçando a sua operação no Norte do país.

A partir de 1 de julho, entram em funcionamento novas rotas para a ilha Terceira, nos Açores, e para a Cidade da Praia, em Cabo Verde, cada uma com três voos semanais. Outra novidade é a ligação a Telavive, em Israel, com quatro voos semanais.

Além disso, a rota Porto-Boston deixa de ser sazonal e passa a operar todo o ano, oferecendo mais opções aos passageiros norte‑portugueses.

Em comunicado, a TAP afirma:

“A TAP Air Portugal reafirma o seu compromisso com o Norte do país com um conjunto de medidas estratégicas que reforçam a operação a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e consolidam a posição da companhia na região.”

Para este inverno, a companhia prevê 135 voos diretos por semana desde o Porto, incluindo 13 ligações intercontinentais para destinos como Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil), Nova Iorque (EUA) e Luanda (Angola).

No plano estratégico para os próximos três anos, a TAP anuncia ainda que irá lançar novas rotas intercontinentais e aumentar a frequência de várias ligações existentes.

Paralelamente, a TAP vai criar um novo Hub de Manutenção e Engenharia no Aeroporto Sá Carneiro, com capacidade para duas aeronaves A321, cuja conclusão está prevista para 2028.

Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal, destaca:

 

“Este hub representa um passo decisivo na estratégia de crescimento da TAP na região, permitindo internalizar grandes inspeções da frota, reduzir custos operacionais e criar cerca de 200 postos de trabalho altamente especializados. A TAP está com Norte, como nunca esteve.”

FonteJNfotoAMS

 

 

Comentários