Vendas de Carros em Portugal Disparam: Nunca se Venderam Tantos Elétricos
Mercado automóvel recupera níveis de 2019, com carros elétricos a representar 60% das vendas e marcas chinesas a crescerem rapidamente
Publicado em 14/01/2026 18:19
Economia
FESTIVAL

O mercado automóvel em Portugal atingiu, no ano passado, os níveis de vendas de 2019, cinco anos após o último período de forte procura. A pandemia de covid-19 provocou uma queda significativa nas vendas, mas o setor conseguiu recuperar rapidamente, impulsionado sobretudo pelos veículos elétricos.

José Verdasca, diretor-geral da Caetano Lisboa, destaca que 2020 foi um dos anos mais críticos da sua carreira de mais de uma década no setor. “A pandemia foi um período complicado, em que o mercado caiu bastante. Notámos um aumento na procura, sobretudo de veículos elétricos”, explicou.

Dados da Associação Automóvel de Portugal mostram que, há cinco anos, as vendas de carros ligeiros de passageiros novos tinham diminuído 35%. No ano passado, o número de carros vendidos voltou a atingir os níveis de 2019, superando os desafios da pandemia, da guerra na Ucrânia e das incertezas políticas em Portugal.

A procura por veículos elétricos aumentou de forma expressiva: representaram cerca de 60% dos carros vendidos, passando de cerca de 7 mil unidades em 2019 para 52 mil no ano passado. Segundo Verdasca, fatores como o fundo ambiental e o interesse crescente por alternativas sustentáveis têm impulsionado estas compras.

O crescimento das marcas chinesas também se destacou. Segundo o Jornal de Negócios, o número de marcas chinesas presentes em Portugal quase triplicou no último ano, com a BYD a liderar as vendas, que quase duplicaram em 2025.

 

O setor automóvel português mostra, assim, sinais claros de recuperação, com os carros elétricos a liderarem uma transformação histórica no mercado.

Fontesicnoticiasfotoarquivo

Comentários