MENU
Mais de 500 doentes aguardavam atendimento nas urgências este domingo de manhã
Publicado em 04/01/2026 11:22
Saúde
FESTIVAL

As urgências hospitalares registavam, às 08:15 deste domingo, um total de 507 doentes à espera de primeira observação em todo o país, com tempos médios de espera elevados, sobretudo para os casos classificados como urgentes. De acordo com dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, os doentes com pulseira amarela aguardavam, em média, cinco horas e 39 minutos, enquanto os muito urgentes, sinalizados com pulseira laranja, esperavam cerca de 55 minutos.

A região de Lisboa e Vale do Tejo concentrava o maior número de pessoas em espera, com 219 doentes, apresentando também alguns dos tempos mais prolongados. Os casos urgentes chegavam a aguardar, em média, sete horas e 40 minutos, enquanto os muito urgentes esperavam cerca de 27 minutos.

No Norte, estavam 158 doentes à espera de observação médica, com tempos médios de três horas e 42 minutos para os urgentes e de uma hora e 26 minutos para os muito urgentes. Já na região Centro, 96 doentes aguardavam atendimento, com uma espera média de três horas e 30 minutos para os urgentes e de 27 minutos para os muito urgentes.

No Alentejo, apesar do menor número de doentes em espera, 19 pessoas aguardavam atendimento, com um tempo médio de quase dez horas para os casos urgentes. No Algarve, 15 doentes esperavam, em média, sete horas e 49 minutos nos casos urgentes.

Entre os hospitais com maiores tempos de espera destacavam-se o Hospital Garcia de Orta, em Almada, o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e o Hospital de Évora, onde alguns doentes aguardavam mais de 11 horas por atendimento.

 

As autoridades de saúde recordam que os tempos recomendados de atendimento são de 10 minutos para situações muito urgentes e de 60 minutos para casos urgentes, apelando à população para que contacte previamente a Linha SNS24 antes de recorrer às urgências hospitalares.

Fontecnnportugalimagemgoogle

Comentários