MENU
Marques Mendes pede explicações públicas a Gouveia e Melo após notícia de investigação
Publicado em 29/12/2025 13:39 • Atualizado 29/12/2025 13:47
International
FESTIVAL

O candidato a Presidente da República Luís Marques Mendes disse ter sido apanhado de surpresa pela notícia de uma investigação judicial envolvendo Henrique Gouveia e Melo, defendendo que o seu adversário na corrida presidencial deverá prestar esclarecimentos públicos.

À margem de uma ação de campanha em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, Marques Mendes afirmou que não comenta suspeitas, sublinhando que a justiça seguirá o seu curso. Ainda assim, considerou que existe um dever de explicação perante o país caso um candidato esteja a ser investigado. Segundo disse, a existência do processo era desconhecida do público em geral e também do próprio.

Em causa está uma informação avançada pela revista Sábado, segundo a qual o Ministério Público de Almada estará a investigar vários ajustes diretos aprovados por Henrique Gouveia e Melo entre 2017 e 2020, período em que exerceu funções como comandante da Naval Marinha. Apesar de o Tribunal de Contas ter concedido perdão em 2024 relativamente a eventuais infrações financeiras, o inquérito continua em curso no DIAP de Almada.

A investigação está a cargo da Polícia Judiciária Militar, que terá identificado dezenas de contratos considerados suspeitos, muitos deles atribuídos à mesma empresa. De acordo com a notícia, foram sinalizados 57 ajustes diretos aprovados por Gouveia e Melo.

Questionado sobre o assunto, Henrique Gouveia e Melo afirmou estar tranquilo, garantindo que não teme esclarecimentos. Disse ainda desconhecer a existência do processo e mostrou-se disponível para prestar todas as explicações necessárias caso venha a ser chamado pelas autoridades.

FontecnnportugalfotoJoão Marques - RTP

Comentários