Tecnologia de Drones a Serviço da Vida Acelera Resposta Médica no País
A busca por reduzir o tempo de resposta em emergências médicas está a impulsionar uma iniciativa pioneira em Portugal: a construção do primeiro vertiporto hospitalar do país, que será erguido no Hospital de S. João, no Porto. A obra tem início previsto para janeiro e deverá estar operacional já em maio, marcando um avanço significativo na logística hospitalar e de salvamento.
Esta nova infraestrutura permitirá o uso de drones para o transporte ultrarrápido de materiais críticos. A partir de 2026, a previsão é que estes veículos aéreos não tripulados passem a ser usados para levar com agilidade medicamentos, reservas de sangue, antídotos e até mesmo órgãos para transplantes. Em perspetiva está também a utilização destes drones em missões de salvamento e socorro médico.
O projeto, com um custo de 600 mil euros, está a ser desenvolvido pelo 4LifeLAB, um laboratório colaborativo focado na inovação científica através de dispositivos médicos. A infraestrutura visa revolucionar a eficiência do transporte de emergência, onde cada minuto economizado pode ser decisivo para salvar uma vida.