GNR aperta o cerco ao negócio ilegal: álcool, tabaco e jogo clandestino varridos do mapa
Operação “Mariposa” inspecionou mais de 100 estabelecimentos e levou a apreensões e processos-crime em todo o país
Publicado em 17/01/2026 09:41 • Atualizado 17/01/2026 09:44
Justiça
FESTIVAL

Mais de uma centena de estabelecimentos comerciais foram alvo de fiscalização em todo o território nacional, no âmbito de uma operação da GNR que resultou na apreensão de bebidas alcoólicas, cigarros, droga e máquinas de jogo ilegal.

A ação, denominada “Mariposa”, foi levada a cabo na quinta-feira pela Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR e teve como principal objetivo combater a comercialização ilícita de produtos sujeitos a impostos especiais de consumo, bem como o tráfico de estupefacientes e a exploração ilegal de jogo.

Durante a operação, foram fiscalizados 79 veículos de transporte de mercadorias e 108 estabelecimentos considerados de risco, além de outros locais usados para armazenamento e produção de produtos sujeitos a tributação especial.

Da intervenção resultaram seis autos por suspeita de crime, quatro relacionados com tráfico de droga e dois por exploração ilegal de jogo. Foram ainda levantadas 25 contraordenações, maioritariamente por infrações ligadas à evasão fiscal.

No balanço das apreensões, as autoridades retiraram do mercado 70 litros de bebidas alcoólicas, 7.800 cigarros, 3,2 quilos de bolsas de nicotina, 202 gramas de canábis e derivados e cinco máquinas de jogo, entre outros artigos.

A operação envolveu 62 militares dos Destacamentos de Ação Fiscal do Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro.

Fonte: CNNPORTUGAL / Foto: AquivoGNR

Comentários