MENU
Nasce Bebé na A1: Mais um Parto de Emergência a Caminho do Hospital de Leiria
Publicado em 21/11/2025 06:30
Noticias

Cenário Repetido: Mavi Nasce em Ambulância Após Viagem no Sentido ContrárioA autoestrada A1 foi, uma vez mais, palco de um nascimento de emergência. Desta vez, a protagonista é Mavi, uma recém-nascida que veio ao mundo a bordo de uma ambulância, a cerca de 30 minutos do Hospital de Leiria. Mãe e filha encontram-se bem de saúde, mas este incidente volta a levantar sérias questões sobre a resposta de emergência obstétrica na região.

O caso ocorreu com uma grávida residente em Ourém. Devido à indisponibilidade da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Leiria, a equipa de socorro viu-se forçada a contactar a VMER de Santarém.

Numa autêntica "corrida" contra o tempo e contra o mapa, a equipa de Santarém teve de se deslocar para norte, ao encontro da ambulância que transportava a mãe, resultando num parto assistido pela equipa de Santarém na A1, nas imediações de Fátima.

Este é o mais recente de uma série de partos em trânsito, que se têm tornado demasiado frequentes na região, sobretudo quando o serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital de Leiria se encontra com limitações ou encerrado. A situação evidencia a pressão e as falhas logísticas que obrigam as parturientes a longas e perigosas viagens para unidades de saúde mais distantes, colocando em risco a segurança e o bem-estar da mãe e do bebé.

Comentários