MENU
Assaltos a casas na área da PSP: 14 por dia e grupos internacionais em ação
Publicado em 14/09/2025 09:00
Noticias
RÁDIO FESTIVAL

Nos primeiros seis meses do ano, foram registados 2521 assaltos a residências na área da PSP, uma média de 14 por dia, e detidos 66 suspeitos. Estes crimes, de elevado impacto no sentimento de segurança, envolvem muitas vezes grupos transnacionais que viajam de país em país apenas para roubar casas.

Os assaltantes usam identidades falsas, atuam em grupos pequenos — frequentemente compostos por mulheres — e preferem atacar prédios de apartamentos, usando métodos discretos para testar se há pessoas dentro das residências. Quando entram, reviram quartos, escritórios e só levam dinheiro, ouro, joias e roupa de luxo, evitando objetos rastreáveis como telemóveis.

Para se protegerem de câmeras, utilizam máscaras, óculos, chapéus e casacos longos, e escondem ou transferem rapidamente os bens roubados. A PSP afirma que combate este tipo de crime como prioridade e destaca que, graças a um acompanhamento contínuo e análise criminal em tempo real, os casos na sua área diminuíram 3,9% em relação ao primeiro semestre de 2024.

Comentários