MENU
Tempestade à vista: norte de Portugal e ilhas sob aviso amarelo e laranja
IPMA alerta para chuva forte, ventos intensos e agitação marítima que vão afetar Viana do Castelo, Braga, Açores e Madeira
Publicado em 11/01/2026 22:29 • Atualizado 11/01/2026 22:30
Noticias
FESTIVAL

Os distritos de Viana do Castelo e Braga vão estar esta segunda-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte e ventos intensos, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, estará em vigor entre as 18h de segunda-feira e as 9h de terça-feira, prevendo-se rajadas de vento até 70 km/h na faixa costeira e 90 km/h nas serras.

Na terça-feira, outros seis distritos do continente — Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal — estarão também sob aviso amarelo devido à chuva forte no período entre as 3h e as 9h.

Nos Açores, o IPMA emitiu avisos amarelos entre hoje e segunda-feira por agitação marítima e vento, com destaque para um aviso laranja no grupo Ocidental (Flores e Corvo), em vigor entre 0h e 12h de segunda-feira, devido à agitação marítima intensa.

A Região Autónoma da Madeira estará igualmente sob aviso amarelo entre segunda e terça-feira, com previsão de chuva forte e mar agitado.

Os avisos do IPMA são emitidos sempre que existe risco para atividades dependentes da meteorologia, sendo o amarelo sinal de atenção e o laranja de risco moderado a elevado, alertando para a necessidade de precaução e preparação perante condições adversas.

FonteJN

Comentários