MENU
PSP desmantela 56 alojamentos ilegais no Porto e detém 63 estrangeiros
Mais de 900 cidadãos viviam em condições precárias; polícia registou 167 contraordenações e realizou 517 operações de fiscalização em 2025
Publicado em 13/01/2026 10:55 • Atualizado 13/01/2026 11:00
Justiça
FESTIVAL

A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou, ao longo de 2025, 56 alojamentos ilegais na Área Metropolitana do Porto, ocupados por cerca de 900 cidadãos estrangeiros. A ação decorreu no âmbito de operações de fiscalização da permanência de estrangeiros em território nacional.

Segundo a PSP, as habitações apresentavam várias irregularidades, incluindo sobrelotação, falta de condições mínimas de higiene e segurança, presença de pragas e inexistência de contratos de arrendamento.

Durante o período em análise, foram efetuadas 63 detenções, 53 delas por permanência irregular em Portugal, e 10 relacionadas com outros crimes, como falsificação de documentos, posse de arma proibida ou crimes contra a propriedade. Foram também registadas 167 contraordenações e emitidas 106 notificações para abandono voluntário do território nacional.

No total, a PSP realizou 517 operações, fiscalizando 5.394 cidadãos estrangeiros e identificando 233 com diligências pendentes no Sistema de Informação Schengen (SIS). As ações foram coordenadas pelo Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço (NECF) do Porto, sob a supervisão da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF).

A PSP reforçou que estas intervenções têm como objetivo prevenir e reprimir atividades ilícitas ligadas à imigração ilegal e ao tráfico de seres humanos, assim como detetar situações de vulnerabilidade social associadas a condições habitacionais precárias e dificuldades de acesso a emprego regulamentado.

Fontecnnportugalfotogoole

Comentários