MENU
Porto regista forte adesão ao voto antecipado com participação acima dos 90%
Publicado em 13/01/2026 09:00
Política
FESTIVAL

Mais de 8.500 eleitores exerceram o seu direito de voto no Super Bock Arena. Quem faltou à chamada este domingo ainda pode votar no dia 18.O Pavilhão Rosa Mota (Super Bock Arena) foi palco de uma demonstração de civismo este domingo, com o Município do Porto a registar uma afluência massiva ao voto antecipado em mobilidade. Dos 9.342 cidadãos que solicitaram votar mais cedo na Invicta, estima-se que entre 91% e 92% tenham comparecido às 23 mesas de voto montadas pela autarquia.

Apesar da elevada adesão, houve uma pequena margem de inscritos que não compareceu. Para estes eleitores, a lei prevê uma "segunda oportunidade": quem se inscreveu para a modalidade de mobilidade mas não votou ontem, poderá fazê-lo normalmente no próximo domingo, dia 18 de janeiro, na sua mesa de voto habitual. Para confirmar o local exato, os cidadãos devem consultar o portal do recenseamento eleitoral.

Voto antecipado vai além da mobilidade Para além de quem escolheu votar fora do seu concelho de residência, o regime antecipado continua a assegurar o direito de sufrágio a grupos específicos. Estão incluídos nesta modalidade os doentes que se encontrem internados, cidadãos detidos em estabelecimentos prisionais e eleitores que estejam temporariamente deslocados no estrangeiro, garantindo assim a abrangência democrática do ato eleitoral.

Fonte: Lus CM Porto

Comentários