O presidente do Partido Socialista, Carlos César, manifestou publicamente o seu apoio a António José Seguro nas eleições presidenciais, defendendo a concentração de votos logo na primeira volta. Num texto divulgado nas redes sociais, intitulado “O meu voto em Seguro”, Carlos César apela a eleitores que possam preferir outras candidaturas à esquerda ou mesmo a Gouveia e Melo que se unam em torno de Seguro para salvaguardar os valores constitucionais.
César admite que teria desejado outras opções no espaço do centro-esquerda e da esquerda democrática, mas recorda que foi aprovado na Comissão Nacional de 19 de outubro o apoio formal do PS à candidatura de António José Seguro. Segundo o dirigente socialista, só a passagem de Seguro à segunda volta poderá “tranquilizar” os diferentes setores políticos que defendem a Constituição.
O presidente do PS sublinha que estas presidenciais decorrem num contexto “politicamente muito sensível” em Portugal e num cenário “particularmente perturbador” a nível europeu e internacional. Recorda ainda que o partido entende que o próximo Presidente da República deve contribuir para o equilíbrio dos interesses sociais, culturais e políticos e travar quaisquer tentativas de desvalorização das conquistas de Abril.
Após a aprovação do apoio partidário, Carlos César reiterou que, para o PS, António José Seguro é “o melhor candidato” presidencial, embora ressalve que o voto é um “ato de liberdade” e que os militantes podem decidir noutro sentido, de acordo com a sua consciência.
FonteJNfotopartidosocialista