NORAD intercepta e acompanha aeronaves militares russas na zona de defesa do Alasca
Aviões de caça americanos e canadenses escoltaram Tu-95, Su-35 e A-50 russos que operavam na Zona de Identificação de Defesa Aérea, sem violar o espaço soberano.
Publicado em 20/02/2026 08:51 • Atualizado 20/02/2026 08:52
International
FESTIVAL

O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) identificou e monitorizou na quinta-feira várias aeronaves militares russas a operar na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) do Alasca, anunciou a organização conjunta dos EUA e do Canadá.

Segundo o comunicado, os aviões russos incluíam dois bombardeiros Tu-95, dois caças Su-35 e um avião de alerta A-50. Apesar da presença próxima, nenhuma destas aeronaves entrou no espaço aéreo soberano americano ou canadiano

Em resposta, o NORAD despachou dois F-16, dois F-35, um avião de alerta E-3 e quatro reabastecedores KC-135 para interceptar, identificar positivamente e escoltar as aeronaves russas durante a sua permanência na ADIZ. As escoltas continuaram até que os aviões abandonassem a zona de alerta.

O NORAD salientou que estas operações são rotineiras e preventivas, desenhadas para assegurar a vigilância e a segurança do espaço aéreo norte-americano e canadiano, mantendo sempre a integridade do território soberano enquanto acompanha potenciais ameaças próximas das fronteiras. 

Fonte:sicnoticias / Foto:IA

Comentários