A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou que a intervenção de emergência para reparar o quebra-mar exterior do Porto de Leixões, em Matosinhos, danificado pelo mau tempo, deverá custar cerca de 20 milhões de euros. Os trabalhos estão previstos para começar nos próximos dias, assim que as condições de agitação marítima permitirem.
“Estamos a mobilizar equipamentos, meios técnicos e materiais necessários para dar início à primeira intervenção na zona afetada, com o objetivo de travar a progressão da deterioração do molhe”, explicou fonte da APDL à Lusa.
As intervenções estruturais de reposição integral do manto de proteção do quebra-mar e do muro cortina estão previstas para decorrer durante a primavera e o verão marítimo de 2026, segundo a mesma fonte. A APDL garante que estas operações não deverão causar constrangimentos relevantes na operação do porto nem na entrada e saída de navios.
Na semana passada, os danos provocados pelo mau tempo e pela agitação marítima causada pela tempestade Kristin agravaram-se, afetando o muro-cortina do quebra-mar exterior. Apesar disso, a segurança e navegação no porto não estão comprometidas, reforçou a Administração.
Fonte:JN / Foto: Humberto Silva