A BBC, a estação pública de rádio e televisão do Reino Unido, anunciou esta quinta‑feira um plano para reduzir os seus custos em cerca de 10 % ao longo dos próximos três anos, numa resposta às “fortes pressões financeiras” que a organização enfrenta.
Segundo a própria BBC, a necessidade de cortar despesas tem origem na diminuição do número de lares que optam por pagar a licença anual obrigatória — a principal fonte de financiamento da estação — e nas mudanças nos hábitos de consumo de media.
Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes específicos sobre onde serão efetuados os cortes, outros meios britânicos indicam que a medida poderá resultar em despedimentos e reduções na oferta de programas, afetando várias áreas da estação enquanto se tenta “tornar a BBC mais produtiva e priorizar a oferta ao público”.
A estação insiste que o objectivo é assegurar a sustentabilidade financeira num mercado mediático em rápida evolução, apesar de não ter clarificado quantos postos de trabalho estarão em risco ou quais os serviços que poderão ser alterados
Fonte:Lusa / Foto:Londres