A Polícia Judiciária (PJ) do Porto deteve quatro homens com historial criminal ligado ao tráfico de droga, suspeitos de importar centenas de quilos de cocaína através do Porto de Leixões.
Segundo a PJ, a operação resulta de duas investigações iniciadas no final de 2024, centradas em redes com ramificações internacionais que utilizavam o porto marítimo como ponto de entrada na Europa de grandes quantidades de cocaína.
Estas detenções seguem duas apreensões significativas de droga, ocorridas em fevereiro de 2025, quando foram identificados dois contentores contendo mais de 420 quilos de cocaína de elevado grau de pureza. Na altura, alguns funcionários do Porto de Leixões envolvidos no esquema também foram detidos.
Cerca de 50 inspetores da PJ participaram na ação desta quarta-feira, realizando uma dezena de buscas em várias localidades do Grande Porto. Os suspeitos, com idades entre os 33 e os 35 anos, foram levados ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, onde aguardam a aplicação das medidas de coação, ainda não divulgadas.
A investigação contou com a colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira, reforçando o combate às redes de tráfico internacional que operam em Portugal.
Fonte:JN / Foto:Arquivo