Um recluso do Estabelecimento Prisional de Sintra morreu na passada sexta-feira após ter sido encontrado inanimado na sua cela, num incidente que está a ser investigado pelas autoridades. Há suspeitas de que o detido tenha sido vítima de K4, uma droga química impregnada em folhas de papel para fumar. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) aguarda os resultados da autópsia para esclarecer as circunstâncias da morte.
No mesmo estabelecimento, quatro outros reclusos foram transportados esta terça-feira para o Hospital Amadora-Sintra devido a problemas de saúde. Dois casos estiveram possivelmente ligados ao consumo de substâncias ilícitas, enquanto os outros dois resultaram de problemas respiratórios e uma hemorragia nasal que exigiu intervenção médica.
A DGRSP assegurou que nenhum dos quatro detidos se encontra em estado crítico, contrariando relatos de situações mais graves, incluindo necessidade de reanimação.
A entidade sublinha que sempre que há indícios de consumo de drogas, são acionados os mecanismos de segurança e de saúde previstos, garantindo acompanhamento e fiscalização rigorosos das situações de risco dentro do estabelecimento prisional.
Fonte:JN / Foto:DR