O Governo criou uma medida excecional de alojamento temporário e gratuito para apoiar as populações afetadas pela tempestade Kristin, recorrendo à colaboração de empresas de alojamento turístico. O programa, designado “O Turismo Acolhe”, entra em vigor esta terça-feira e estará em funcionamento até 28 de fevereiro.
A iniciativa destina-se a pessoas com necessidades imediatas de alojamento que tenham habitação própria e permanente ou que sejam arrendatárias com contrato formalizado, residentes em 68 concelhos abrangidos pela declaração de situação de calamidade. O apoio estende-se ainda a trabalhadores de entidades públicas e associações envolvidos nos trabalhos de reconstrução nos territórios afetados, sempre que as despesas de alojamento não sejam asseguradas pelas respetivas entidades.
Podem aderir ao programa empresas do setor do turismo com atividade na área do alojamento turístico. As candidaturas são feitas através do site do Turismo de Portugal, ficando a disponibilidade de alojamento imediatamente publicitada.
De acordo com o despacho normativo publicado esta segunda-feira em Diário da República, o Turismo de Portugal, I. P. assume os custos do alojamento disponibilizado pelas empresas aderentes, incluindo pequeno-almoço, até ao limite de 60 euros por noite e por unidade de alojamento ocupada, ou, se for inferior, o valor correspondente a uma redução de 10% sobre a melhor tarifa praticada no momento do check-in. Os montantes serão pagos às empresas no prazo máximo de cinco dias úteis após o pedido.
Fonte:JN / Foto:DR