Câmara de Gaia aprova novo regulamento com cortes e debate sobre estrutura municipal
Publicado em 09/02/2026 21:54 • Atualizado 09/02/2026 22:01
Política
Vila Nova de Gaia

A Câmara Municipal de Gaia aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, o novo Regulamento Municipal, incluindo duas propostas apresentadas pelo PS. No entanto, o partido socialista optou por abster-se no ponto relativo ao novo organograma e à reorganização dos serviços, que prevê uma redução de custos de 175 mil euros por ano, correspondendo a cerca de 5% do valor anterior.

O PSD, CDS, IL e o vereador independente votaram a favor desta reorganização. O PS justificou a abstenção com a necessidade de criar um grupo de trabalho que envolvesse todos os partidos da Assembleia Municipal, dirigentes das empresas municipais e representantes dos trabalhadores, para discutir a estrutura da autarquia para a próxima década.

Durante a reunião, que decorreu à porta fechada, foi também aprovada, por unanimidade, a proposta do PS de que a escolha e o vencimento do Provedor do Munícipe só podem ser validados por dois terços da Assembleia Municipal.

Por outro lado, o Executivo não prestou esclarecimentos sobre o alegado fim dos apoios a cuidadores informais, denunciado pelo vereador do PS, João Paulo Correia.

Ainda na reunião, o presidente Luís Filipe Menezes apresentou uma proposta para permitir que a Câmara pudesse comunicar ao Ministério Público possíveis crimes identificados em reuniões. A ideia acabou por ser retirada, na sequência de críticas que consideraram que a autarquia não deve funcionar como um tribunal.

Fonte:JN / Foto:Wikipédia 

Comentários