O Sporting repudiou de forma firme e inequívoca os insultos racistas dirigidos a jogadores do FC Porto durante o clássico de basquetebol disputado no sábado no Pavilhão João Rocha, confirmou o clube este domingo. O incidente motivou uma reação dura da direção leonina e do clube portista.
Numa declaração à agência Lusa, o Sporting classificou o comportamento do adepto como absolutamente inaceitável e sublinhou que adota uma postura de tolerância zero diante de condutas discriminatórias e de ódio. O clube acrescentou que, caso se confirme que o fã em causa é sócio do clube, serão acionados os mecanismos previstos nos Estatutos e no Regulamento Disciplinar, com vista à eventual instauração de um processo disciplinar pelo Conselho Fiscal e Disciplinar.
O FC Porto também reagiu publicamente, condenando os insultos racistas dirigidos aos seus atletas — em particular Wes Washpun e Javian Davis — e lamentando a ocorrência no jogo entre as equipas. O treinador portista, Fernando Sá, e os agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) registaram o incidente no relatório oficial, tendo um dos autores sido identificado durante a partida.
Em comunicado, os dragões afirmaram que “repudiam em absoluto qualquer forma de racismo, discriminação ou discurso de ódio”, práticas que, no seu entender, “não têm lugar no desporto nem na sociedade”. O FC Porto garantiu também que vai colaborar com as entidades competentes para que estes episódios “sejam devidamente sancionados” pelas instâncias desportivas correspondentes.
O Sporting confirmou que o adepto envolvido foi removido de imediato do pavilhão pelos responsáveis do jogo após os primeiros episódios de abuso e que o clube já iniciou os procedimentos internos de averiguação sobre o caso.
Fonte:CNN Portugal / Foto:Mario Vasa