Zelensky antecipa novas trocas de prisioneiros
Publicado em 04/02/2026 20:25
International
FESTIVAL

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou esta quarta-feira esperar novas trocas de prisioneiros com a Rússia em breve, no mesmo dia em que arrancaram, em Abu Dhabi, as negociações trilaterais entre Kiev, Moscovo e Washington para tentar pôr fim à guerra.

Na sua declaração diária, Zelensky sublinhou que as trocas de prisioneiros têm sido um dos poucos resultados concretos alcançados ao longo de 2025 nas negociações indiretas entre as duas partes. O líder ucraniano garantiu que trazer os detidos de volta a casa continua a ser uma prioridade absoluta.

Apesar disso, reafirmou que o objetivo central da Ucrânia é o fim do conflito, defendendo que a Rússia deve ser pressionada a aceitar um acordo de paz e a garantir que o país não voltará a ser invadido após o cessar-fogo.

 

As conversações, mediadas pelos Estados Unidos, prosseguem esta quinta-feira, num contexto marcado pela continuidade dos ataques russos e por profundas divergências sobre garantias de segurança e o futuro das regiões ocupadas no leste da Ucrânia.

Fonte:JN / Foto:Volodymyr Zelenskyy. Screenshot: President’s Office

Comentários