O Grupo Trofa Saúde inaugura uma nova clínica no concelho. O investimento é visto pelo município como um complemento estratégico ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa altura em que a autarquia investe 3 milhões de euros na rede pública.A partir desta segunda-feira, os residentes de Santo Tirso passam a contar com uma nova unidade do Grupo Trofa Saúde. A inauguração, que decorreu ontem, marca não só a expansão da oferta clínica na região, mas também um impulso na economia local: a equipa médica qualificada é composta quase integralmente por profissionais naturais do concelho.
Aposta na complementaridade
Para o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, a chegada desta unidade privada não retira o foco da prioridade absoluta: o setor público. O autarca aproveitou o momento para reforçar que o município está a investir cerca de 3 milhões de euros na requalificação de cinco centros de saúde, mantendo a pressão pela defesa do Hospital Público de Santo Tirso.
Alberto Costa defende que, perante a atual pressão sobre o sistema de saúde em Portugal, o pragmatismo deve imperar. "Nenhum sistema responde sozinho aos desafios atuais", afirmou, sublinhando que a cooperação transparente entre o setor público e privado é o caminho para garantir que os cidadãos tenham respostas mais céleres e eficazes.
Compromisso local
A nova clínica surge num contexto de exigência para o setor, prometendo reforçar a qualidade de vida local através da proximidade. Segundo a autarquia, o objetivo é garantir que a saúde em Santo Tirso seja uma rede de segurança onde "ninguém fica para trás", independentemente da natureza do prestador, desde que o interesse público seja salvaguardado.
Fonte - Página Trofa Saúde / Página Município de Santo Tirso