MENU
Leonardo DiCaprio impedido de viajar recebe prémio à distância no Festival de Palm Springs
Publicado em 04/01/2026 16:25
Cultura
FESTIVAL

Leonardo DiCaprio não marcou presença na cerimónia do Palm Springs International Film Festival para receber o “Desert Palm Achievement Award”, devido a restrições no espaço aéreo provocadas por operações militares na Venezuela. A organização confirmou que o ator foi impedido de viajar para os Estados Unidos por perturbações inesperadas nas ligações aéreas.

O ator, de 51 anos, encontrava-se em St. Barths, nas Caraíbas, a gozar férias com a namorada, Vittoria Ceretti, e vários amigos, entre os quais Tom Brady. Apesar da ausência física, DiCaprio enviou uma mensagem gravada, exibida durante a gala, na qual agradeceu a distinção e sublinhou a importância da experiência coletiva do cinema.

“Os filmes devem ser vividos juntos numa sala de cinema. Hoje, essa ideia é mais importante do que nunca”, afirmou o ator, defendendo ainda o valor das produções originais e das histórias feitas para serem partilhadas em comunidade.

O prémio foi recebido em seu nome pelos atores Teyana Taylor e Chase Infiniti. A organização do festival destacou que a homenagem se manteve como forma de reconhecer “o talento e a dedicação” de DiCaprio, cuja distinção tinha sido anunciada em novembro de 2025, em grande parte devido à sua interpretação no filme One Battle After Another e ao conjunto da sua carreira.

A cerimónia ficou marcada por vários momentos de destaque, incluindo discursos de Miley Cyrus, distinguida pela canção original de Avatar: Fire and Ash, e de Guillermo del Toro, que emocionou o público ao recordar a morte recente do irmão. Ethan Hawke recebeu o “Career Achievement Award”, Chloé Zhao foi distinguida com o “Vanguard Award” e Kate Hudson encerrou a noite ao receber o “Icon Award”.

 

O festival decorre entre 2 e 12 de janeiro e conta com a exibição de 168 filmes de 72 países, incluindo dezenas de estreias e produções candidatas a Melhor Filme Internacional nos Óscares. A ausência de DiCaprio ficou associada à suspensão de voos na região das Caraíbas, consequência direta das ações militares norte-americanas na Venezuela, que afetaram o tráfego aéreo em vários países e ilhas da região.

FonteJNFoto: Valerie Macon/AFP

Comentários