MENU
Mau tempo provoca dezenas de ocorrências na Madeira e ondulação pode atingir seis metros
Publicado em 02/01/2026 10:33
Noticias
FESTIVAL

O mau tempo que afeta o arquipélago da Madeira desde quarta-feira já provocou 52 ocorrências, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC). As situações registadas até às 08:00 mobilizaram 112 operacionais e 53 meios técnicos.

A maioria das ocorrências está relacionada com quedas de árvores, quedas de elementos estruturais e movimentos de massas. Foram ainda registadas quedas de redes elétricas, inundações e alguns desabamentos. O concelho do Funchal foi o mais afetado, com 14 situações, seguido de Santa Cruz, com 11.

Devido a um movimento de terras, a estrada que liga o Cidrão ao Curral das Freiras encontra-se condicionada, estando a circulação autorizada apenas a veículos de emergência, até à completa desobstrução da via.

A capitania do Porto do Funchal prolongou os avisos de mau tempo para a orla marítima até às 06:00 de sábado, prevendo vento forte a muito forte, fraca visibilidade e agitação marítima significativa. De acordo com o IPMA, o vento poderá atingir velocidades entre os 62 e os 74 quilómetros por hora, enquanto a ondulação deverá aumentar até aos seis metros na costa norte da ilha e até aos cinco metros na costa sul.

As autoridades marítimas apelam à população e à comunidade marítima para adotarem comportamentos de precaução, recomendando o reforço da amarração das embarcações, a evitação de zonas costeiras expostas e a suspensão da pesca lúdica.

Apesar das condições adversas, o movimento no Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo decorre esta sexta-feira com normalidade, depois de alguns constrangimentos registados na quinta-feira.

 

O arquipélago deverá manter-se sob avisos meteorológicos até sábado, devido à passagem da depressão Francis, que continua a provocar chuva intensa, vento forte e agitação marítima. As ligações marítimas entre a Madeira e o Porto Santo foram canceladas para esta sexta-feira e os percursos pedestres classificados da região permanecem encerrados por razões de segurança, com a reabertura dependente da evolução das condições meteorológicas.

Fontecnnportugal/AgênciaLusaHCL

Comentários