MENU
Trump ameaça apoiar manifestantes no Irão e Teerão alerta para risco de escalada regional
Publicado em 02/01/2026 10:23
International
FESTIVAL

O presidente dos Estados Unidos deixou um aviso direto ao Irão na sequência dos protestos que têm abalado o país, na origem de uma grave crise financeira. Numa publicação nas redes sociais, Donald Trump afirmou que Washington está preparado para apoiar a população iraniana caso as autoridades recorram à violência contra os manifestantes.

“Estamos a postos e prontos para ir em auxílio dessas pessoas”, escreveu o chefe de Estado norte-americano, numa reação aos confrontos que já provocaram várias mortes. Trata-se do maior movimento de protesto registado no Irão nos últimos três anos, desde a morte de Mahsa Amini.

Os protestos tiveram início com manifestações de comerciantes contra a forte desvalorização do rial, mas rapidamente se estenderam a outros setores da sociedade. O agravamento do custo de vida e a escalada da inflação têm alimentado o descontentamento popular, numa economia fragilizada pelas sanções impostas pelos Estados Unidos desde 2018, após a saída norte-americana do acordo nuclear.

 

A reação de Teerão não tardou. O Irão alertou que qualquer intervenção externa poderá desencadear uma situação perigosa. Ali Larijani, conselheiro do Líder Supremo, afirmou que Donald Trump deve ter consciência de que uma ação dos Estados Unidos poderá provocar uma escalada com impacto em toda a região.

FontecnnportugalANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)

 

 

Comentários