O reforço do Complemento Solidário para Idosos (CSI) entra em vigor este mês, mas o pagamento do novo valor, que inclui retroativos, será processado apenas no segundo mês do ano.O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social confirmou que os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) verão o seu apoio financeiro reforçado em 6,24% já a partir deste mês de janeiro. Contudo, por questões operacionais, a atualização bancária apenas será visível em fevereiro, altura em que os pensionistas receberão também o montante referente ao mês anterior (retroativos).
Com este ajuste, publicado esta terça-feira em Diário da República, o valor de referência do apoio fixa-se agora nos 670 euros mensais. A medida faz parte de uma estratégia de longo prazo do Governo, que prevê continuar a subir este patamar gradualmente até atingir os 870 euros em 2029.
Quem tem direito?
O CSI é uma prestação pecuniária mensal destinada a combater a pobreza entre a população sénior. Podem beneficiar deste apoio:
Pensionistas de velhice ou sobrevivência (nacionais ou estrangeiros com residência legal em Portugal);
Cidadãos que não têm acesso à pensão social por excederem ligeiramente o limite de recursos;
Detentores de subsídio mensal vitalício.
O acesso a este complemento permanece dependente de uma prova de rendimentos, garantindo que a verba é canalizada para os idosos em situação de maior vulnerabilidade económica.
Fonte - Sic Notícias