O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo que o voto antecipado é “um avanço em democracia” e sublinhou a importância de cada voto para a decisão das eleições presidenciais.
Após votar na Cidade Universitária, em Lisboa, Marcelo destacou que a possibilidade de votar antecipadamente é uma vantagem para quem tem vidas ocupadas e se desloca entre vários locais. “É um contributo fundamental. Neste caso, em que há um círculo único, tudo é muitíssimo mais fácil”, afirmou.
Marcelo explicou que antecipou o voto porque no dia 18, data oficial das presidenciais, estará a receber o Presidente da Estónia. “Aqueles que hoje votam mostram como vale a pena exercer este direito. O não votar é desperdiçar uma oportunidade que pode fazer a diferença”, acrescentou.
O Chefe de Estado lembrou casos passados em que a eleição foi decidida por poucas dezenas de milhares de votos, destacando que até “um ou dois votos podem fazer a diferença entre ganhar ou perder”.
As eleições presidenciais de 2026, com um recorde de 11 candidatos, realizam-se a 18 de janeiro, com eventual segunda volta marcada para 8 de fevereiro. Este domingo, mais de 218 mil eleitores estão inscritos para exercer o voto antecipado, disponível até às 19 horas nos municípios escolhidos.
FontesicnoticiasfotoGettyImages