Os Estados Unidos terão realizado, pela primeira vez, uma operação militar em território da Venezuela, através de um ataque com drones a um porto, na semana passada. A informação foi avançada pelo jornal norte-americano New York Times, que cita fontes ligadas à operação.
Segundo o diário, a ação foi conduzida pela Agência Central de Inteligência (CIA) e teve como alvo um cais que as autoridades dos EUA acreditam ser usado pelo grupo criminoso transnacional Tren de Aragua para armazenar droga e preparar o seu envio por via marítima. As fontes garantem que o local estava vazio no momento do ataque e que não houve mortos.
Entretanto, numa entrevista à rádio WABC, divulgada na sexta-feira e citada esta semana pelos meios de comunicação norte-americanos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Exército norte-americano destruiu uma “grande instalação” ligada a uma rede de narcotráfico alegadamente controlada a partir da Venezuela.
Trump explicou que a operação ocorreu há poucos dias, no âmbito da campanha dos Estados Unidos contra o tráfico de droga nas Caraíbas, descrevendo-a como um ataque “forte”, sem adiantar pormenores sobre o alvo atingido.
O presidente norte-americano reiterou ainda o objetivo de desmantelar o chamado Cartel de Los Soles, que Washington acusa de estar ligado ao Governo de Nicolás Maduro, uma acusação rejeitada pelas autoridades venezuelanas.
Caso se confirme, este ataque representará a primeira ação em terra numa campanha que tem sido conduzida sobretudo em águas internacionais e que, segundo Trump, já resultou na destruição de cerca de 30 embarcações suspeitas de tráfico de droga e na morte de mais de uma centena de tripulantes.
Fonte Jornaldenoticias