Polícia Judiciária investiga circuito de negócios suspeitos, que envolvem herdade em Sesimbra e apartamentos no Porto, alegadamente lesando o Estado.Um grupo de investidores espanhóis é o elemento central de uma investigação que abrange as controversas vendas de ativos imobiliários realizadas pelo Novo Banco (NB), que terão gerado prejuízos significativos para o erário público.
A investigação, batizada de Operação "Haircut", foca-se na suspeita de uma atuação concertada entre administradores, consultores e investidores internacionais, cujo objetivo seria adquirir propriedades do NB a preços artificialmente desvalorizados, muitas vezes financiadas com o apoio de fundos públicos. O esquema permitiria, posteriormente, revender estes bens por valores muito superiores, gerando lucros rápidos.
Herdade de Sesimbra e Antas Atrium sob Suspeita
Entre os negócios mais questionáveis que estão a ser analisados pelas autoridades, destacam-se:
A Herdade em Sesimbra: Vendida inicialmente por apenas 1,5 milhões de euros, apesar de possuir um elevado potencial para construção. A investigação aponta que o imóvel terá sido transacionado repetidamente dentro do mesmo círculo de investidores, incluindo indivíduos próximos de Volkert Schmidt, um gestor chave ligado ao fundo norte-americano Lone Star.
Condomínio Antas Atrium (Porto): Compra de frações habitacionais com descontos que, segundo as estimativas, atingiram cerca de 35% abaixo do valor real de mercado.
As transações suspeitas têm em comum o uso de ativos cobertos por garantias públicas, que foram posteriormente alienados com margens de lucro elevadas a favor de empresas ligadas aos mesmos intervenientes.
As autoridades, através de buscas nas instalações do Novo Banco, da gestora GNB e do fundo Lone Star, procuram indícios dos alegados crimes de corrupção, burla qualificada e branqueamento de capitais, visando apurar a totalidade das operações ruinosas para o Estado Português.