O Centro Comercial Brasília, uma referência incontornável na paisagem da Boavista, Porto, e reconhecido como o mais antigo em funcionamento na Península Ibérica, celebra o seu aniversário a conjugar a rica história com uma visão clara de futuro. Após 49 anos a moldar os hábitos de consumo e a centralidade daquela zona da cidade, o espaço está a viver um intenso processo de revitalização.A relevância do Brasília foi sublinhada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, que marcou presença na celebração desta sexta-feira. O autarca reconheceu a importância histórica do shopping, mas destacou que o foco deve ser o seu papel nos próximos anos.
Duarte expressou a sua convicção na emergência de uma nova centralidade na Boavista, defendendo que o Brasília e toda a área circundante têm "muito a ganhar" com um reforço da sua "vida mais ativa, mais dinâmica, do ponto de vista económico, comercial, social e cívico". Para o presidente, o centro comercial é um "equipamento-âncora" fundamental para promover a convivência e o relacionamento entre os portuenses.
O autarca reforçou a ideia de que o espaço comercial, que passou por uma profunda remodelação em 2021, terá um papel ainda mais crucial na ambição de dinamizar o comércio local e de proximidade na cidade.
Com as "míticas escadas rolantes" e as portas abertas ao futuro, o Brasília já iniciou a contagem decrescente para o seu cinquentenário, que será assinalado a 9 de outubro de 2026. Até lá, o centro comercial tem agendado um calendário de atividades mensais, destinadas a atrair os cidadãos e a reforçar a sua ligação à cidade que serve há quase meio século.