Investigadores da Universidade Veterinária de Viena descobriram que alguns cães podem apresentar comportamentos semelhantes a vícios comportamentais nos humanos, como a dedicação excessiva a brinquedos, semelhante ao que ocorre com jogos e videojogos.
Os vícios comportamentais nos humanos caracterizam-se pela participação compulsiva em determinadas atividades, mesmo perante consequências negativas. O estudo, publicado na revista Scientific Reports e noticiado pela agência Efe, explorou a "motivação excessiva por brinquedos" em cães domésticos, sugerindo um paralelo com estas dependências humanas.
A equipa de investigação analisou 105 cães — 56 machos e 49 fêmeas — descritos pelos seus donos como muito motivados para interagir com brinquedos. A idade dos cães variou entre 1 e 10 anos, com destaque para as raças Malinois (18), Border Collies (9) e Labradores Retrievers (9).
Os investigadores identificaram sintomas comuns em dependências humanas, como desejo intenso, falta de autocontrolo e alterações de humor, e compararam-nos com os comportamentos dos cães durante os testes. Em várias situações, os animais foram privados dos seus brinquedos, seja colocando-os fora do alcance ou exigindo que resolvessem uma tarefa para os obter.
O estudo revelou que 33 cães mostraram sinais de comportamento aditivo quando não conseguiam aceder aos brinquedos. Estes cães mantinham-se focados no objeto, tentando recuperá-lo mesmo em detrimento de comer ou interagir com os donos, e não conseguiam acalmar-se durante 15 minutos após a remoção dos brinquedos.
Os autores sublinham que estes resultados evidenciam paralelos claros entre a motivação excessiva por brinquedos nos cães e os vícios comportamentais humanos, acrescentando que os cães são, até agora, a única espécie não humana que parece desenvolver espontaneamente comportamentos aditivos sem indução artificial.
Ainda assim, a equipa alerta que são necessárias mais investigações para compreender as razões por detrás deste comportamento e avaliar se ele pode prejudicar o bem-estar dos animais.