Carolina Coelho, aluna da Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis, no Porto, brilhou no cenário internacional ao conquistar a medalha de prata no Concurso Europeu para Jovens Cientistas (EUCYS 2025), realizado em Riga, na Letónia.O projeto que lhe valeu a distinção — “Observational constraints on vector-like dark energy” — explora uma nova forma de compreender a energia escura, uma das maiores incógnitas do universo. A jovem investigadora apresentou um modelo inovador baseado em campos vetoriais, oferecendo uma alternativa ao tradicional modelo cosmológico ΛCDM.
Sob orientação da professora Elsa Alves e do investigador Carlos Martins, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Carolina representou Portugal após vencer o Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude.
O feito garantiu-lhe o segundo lugar europeu e um prémio de 5.000 euros, distinguindo não só o seu talento e rigor científico, mas também a qualidade da formação científica portuguesa num evento que reuniu mais de 150 jovens investigadores de 40 países.