MENU
Urgências do Hospital Amadora-Sintra: doentes urgentes esperam até 16 horas
Publicado em 29/09/2025 08:30
Noticias
Foto - Proteção Civil de Sintra

O serviço de urgência geral do Hospital Fernando Fonseca, em Amadora-Sintra, registou neste domingo de manhã tempos de espera máximos de 16 horas para doentes urgentes (pulseira amarela), segundo dados do portal do SNS. Os doentes pouco urgentes (pulseira verde) chegaram a aguardar cerca de 18 horas, enquanto os casos muito urgentes (pulseira laranja) foram atendidos em apenas seis minutos.Às 11h30 estavam 51 doentes na urgência geral, a maioria pouco urgentes, sem atrasos significativos nas urgências de pediatria ou obstetrícia/ginecologia.

A Unidade Local de Saúde de Amadora-Sintra integra desde o início do ano o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, incentivando o contacto prévio com a Linha SNS24 para reduzir a sobrecarga. Cerca de 55% dos atendimentos no hospital eram considerados não urgentes ou pouco urgentes, sobrecarregando o serviço.

De acordo com o sistema de triagem, os casos muito urgentes devem ser atendidos em até 10 minutos, os urgentes em até 60 minutos e os pouco urgentes em até 120 minutos, metas claramente ultrapassadas neste domingo.

Comentários