Os trabalhadores da função pública em Portugal começam a receber a partir de hoje os aumentos salariais negociados entre o Governo e duas estruturas sindicais, informou a agência Lusa.
Estes acréscimos fazem parte de um acordo plurianual de valorização dos trabalhadores do Estado que foi aprovado pelo Governo no final de janeiro e promulgado pelo Presidente da República, garantindo a atualização das remunerações para 2026 e anos seguintes.
Segundo esse pacto, os aumentos correspondem a um mínimo de 2,15 % ou cerca de 56,58 euros sobre os salários, com valores superiores a esse patamar a serem ajustados conforme a tabela salarial. Estes montantes começam a ser reflectidos nas remunerações de fevereiro, com efeitos retroativos a janeiro.
A medida é vista como uma resposta às negociações com os sindicatos e visa repor poder de compra e valorizar o rendimento dos trabalhadores do Estado, num contexto de atualizações salariais alinhadas com o custo de vida e compromissos assumidos para o período 2026-2029.
Os funcionários públicos são encorajados a verificar os seus recibos de vencimento para confirmar a aplicação dos novos valores e eventuais retroativos, que devem surgir já neste mês de fevereiro.
Fonte:Lusa / Foto:DR