MENU
Mais um bebé nasceu a caminho do hospital: 14.º parto este ano em ambulância da Moita
Publicado em 29/09/2025 06:45
Noticias
Fonte - rtp 3

Hoje, um bebé veio ao mundo numa ambulância dos bombeiros da Moita, enquanto se dirigia ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, depois do fecho da urgência de obstetrícia do Hospital do Barreiro. Este é o 14.º parto assistido em ambulâncias pelos bombeiros da Moita em 2025, segundo o comandante Pedro Ferreira.

O nascimento ocorreu no IC21, antes das portagens, com apoio da equipa médica de emergência do Barreiro (VMER). Mãe e bebé estão ambos bem de saúde, recebendo cuidados no hospital de Almada, que é atualmente o único na Península de Setúbal com urgência de obstetrícia em funcionamento.

O comandante destaca que este tipo de partos em ambulâncias se tem tornado cada vez mais frequente. Dados recentes do Ministério da Saúde indicam que já ocorreram cerca de 150 partos extra-hospitalares este ano, incluindo residências, ruas e ambulâncias.

Para colmatar a falta de profissionais na região, o Governo planeia criar uma urgência regional de obstetrícia, com o Hospital Garcia de Orta a funcionar permanentemente e o hospital de Setúbal a receber casos referenciados pelo SNS 24 e INEM. A decisão surge também após protestos de utentes e autarcas contra o encerramento temporário da urgência do Barreiro.

Comentários