Os candidatos da Iniciativa Liberal às câmaras municipais de Famalicão e Trofa, Paulo Ricardo Lopes e Diamantino Costa, reuniram com a administração da ULS do Médio Ave para analisar os desafios do Hospital S. João de Deus, em Santo Tirso, e de outras unidades de cuidados primários.
Durante a reunião, foram discutidos vários temas, incluindo os efeitos da eventual passagem do Hospital para o setor social, os projetos em curso para acesso a fundos comunitários e a necessidade de reforço dos recursos humanos. Em cima da mesa esteve também o plano de ampliação das instalações do hospital.
A administração reconheceu que o serviço de urgência tem enfrentado períodos prolongados de congestionamento, apontando como soluções a contratação de mais profissionais de saúde e o aumento da capacidade de internamento.
Face a este cenário, a Iniciativa Liberal compromete-se a pressionar o Governo para garantir maior investimento em recursos humanos e acelerar a expansão das atuais infraestruturas, incluindo a resolução dos problemas de estacionamento e o reforço do número de camas disponíveis.
A nível local, o partido assume ainda o compromisso de trabalhar para aumentar a oferta de vagas em lares, medida que permitirá reduzir o número de internamentos sociais e, consequentemente, aliviar a pressão sobre o Hospital S. João de Deus.