MENU
PCC tem 87 membros em Portugal e usa o país como porta de entrada para a Europa
Publicado em 19/09/2025 06:55
Noticias

O Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior organização criminosa do Brasil, está a expandir as  suas atividades para a Europa, com Portugal a tornar-se um ponto estratégico. Atualmente, estima-se que 87 membros do grupo estejam ativos em território português, sendo que parte deles já se encontra detido.

Especialistas apontam que Portugal é usado como porta de entrada para o tráfico de drogas na Europa, com os portos de Lisboa e Sines a funcionar como rotas-chave para a entrada de grandes carregamentos de cocaína. Apesar de a violência do grupo em solo português ser menor do que no Brasil, há registros de confrontos e execuções relacionadas ao tráfico, principalmente na região da Grande Lisboa.

A presença do PCC em Portugal também levanta preocupações sobre possíveis tentativas de infiltração na economia legal, incluindo a aquisição de empresas para lavagem de dinheiro. Analistas alertam que o país europeu se tornou o principal ponto de atuação do grupo no continente, atrás apenas de alguns países da América do Sul em termos de número de integrantes.

Comentários